terça-feira, 4 de outubro de 2011

Irreconhecível no segundo tempo, Náutico perde por 3x1

O Náutico conseguiu anular o Guarani no primeiro tempo e terminou vencendo. Mas virou a outra face da moeda na etapa final e pagou um preço alto: a derrota por 3x1 no Brinco de Ouro, em Campinas, na noite desta terça-feira (4). O resultado fez o timbu cair para quarta posição na Série B, assim como o Americana, mas levando desvantagem nos critérios de desempate. O próximo compromisso será diante do Icasa, nos Aflitos, sábado (8). O Bugre subiu para 11º.

A derrota alvirrubra foi fruto de uma queda de rendimento inexplicável no curto intervalo entre o primeiro e segundo tempos. Jogadores-chave como Elicarlos, Derley, Eduardo Ramos e Kieza praticamente assistiram o Guarani jogar. Some-se a isso a demora para o treinador alvirrubro tomar uma atitude em ao menos anular o trio ofensivo armado por Giba na etapa final.

O JOGO

Empolgado pela reação que o tirou da zona de rebaixamento, o Guarani tentou impor uma pressão no início do jogo. Mas um misto de limitação técnica de seus jogadores e bom posicionamento defensivo do Náutico freou qualquer tentativa de sufoco. E foi justamente pela boa marcação que o jogo ficou bom para o time pernambucano.

O problema é que a dupla de zaga Diego Bispo e Ronaldo Alves preferiam afastar nos chutões quando o mais indicado seria tocar a bola para aproveitar a defesa desguarnecida do rival. Quando fez isso, o timbu chegou perto em duas oportunidades seguidas. Aos oito, Eduardo Ramos partiu do campo de defesa, passou por Leandro Carvalho mas quando encontrou espaço para chutar a bola estava no pé "cego", o esquerdo. Fora.

No minuto seguinte, Jeff Silva fez um belo lançamento para Rogério, na direita. Ele partiu para cima do marcador e chutou forte, também para fora. Somente depois dos 15 minutos é que o Guarani conseguiu ter mais presença ofensiva, muito disso por conta do espaço deixado por Jeff no lado esquerdo. O lateral preferia afunilar a marcação no meio de campo e o corredor ficou à disposição de Chiquinho.

A partida ficou rigorosamente equilibrada e sem que qualquer um dos times criasse uma chance real de gol, ainda que houvesse espaço para os dois lados. Foi preciso o artilheiro da Série B entrar em ação após meia hora de jogo praticamente apagado. Aos 36, Jeff Silva desviou de cabeça e a bola sobrou para Derley, no lado direito da área. O volante cruzou rasteiro e Kieza esticou a perna para fazer 1x0.

O Bugre voltou para o segundo tempo mais ofensivo, ao menos no papel. O volante Dadá machucou-se e foi substituído por Fabinho, atacante e artilheiro do Guarani que inexplicavelmente estava no banco de reservas. Mas o que fez a diferença foi a marcação mais frouxa do timbu. Os três setores muito distantes um do outro facilitaram o ataque campineiro.

Com isso, o gol saiu aos oito minutos. Após cobrança de escanteio da direita, ninguém afastou e a bola sobrou para Marcelo Macedo chutar no canto direito, sem chance de defesa para Gideão. Nem mesmo o susto de tomar o empate acordou o Náutico para melhorar sua marcação, principalmente no lado esquerdo, onde Jeff Silva insistia em afunilar a marcação.

E foi justamente quando ele fechou no meio que o Guarani aproveitou para virar a partida. Éverton foi cobrir o setor mas não conseguiu impedir a jogada rápida entre Fabinho e Chiquinho terminou no cruzamento deste último. Denílson furou mas Marcelo Macedo não. De primeira, ele acertou o ângulo esquerdo para decretar a virada.

O técnico Waldemar Lemos demorou a mexer e quando o fez não corrigiu a marcação. Ao contrário, deixou o time mais exposto com as entradas de Philip e Alexandro nos lugares de Peter e Rogério, respectivamente. Philip não atacava como um meia nem marcava como um lateral. O ideal seria colocá-lo no lado esquerdo para quebrar as descidas de Chiquinho, Fabinho e Denílson por aquele lado da defesa timbu.

O resultado foi o terceiro gol do Guarani, novamente explorando o lado esquerdo alvirrubro. Aos 29 minutos Denílson fez uma jogada como os antigos pontas e cruzou rasteiro. Felipe apareceu rápido no meio da defes e empurrou para o gol. Nos minutos finais, Joelson entrou no lugar de Eduardo Ramos, completamente apagado na segunda etapa. Mas não fez nada que pudesse mudar a história do jogo.

Ficha do jogo:

Guarani: Emerson, Chiquinho (Ari), Éwerton Páscoa, Aílson e João Paulo; Mika, Leandro Carvalho, Dadá (Fabinho) e Felipe; Denilson (Felipe Adão) e Marcelo Macedo. Técnico: Giba.

Náutico: Gideão; Peter (Philip), Diego Bispo, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Derley, Elicarlos e Eduardo Ramos (Joelson); Rogério (Alexandro) e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Brinco de Ouro da Princesa. Árbitro: Jean Gonçalves Lima/RS. Assistentes: Marcelo Bertanha Barison/RS e Marçal Rodrigues Mendes/RJ. Gols: Kieza, aos 36 do primeiro tempo. Marcelo Macedo, aos oito e 15 do segundo. Felipe, aos 29 do segundo. Cartões amarelos: Ewerton Páscoa e Jeff Silva.

Fonte: blogdoebergaraujo

Sport volta a decepcionar e perde para o Azulão na Ilha

Nem parecia que o Sport estava buscando uma melhor classificação na Série B. O time entrou em campo para encarar o São Caetano com a obrigação de conquistar uma vitória para se recuperar das duas derrotas fora de casa (contra Criciúma e ABC). Mas o que se viu em campo foi um Leão apático e sem fome de vitória. No final, o Azulão venceu a partida por 3x1 de forma merecida e o time rubro-negro despencou na tabela. O Sport estacionou nos 43 pontos, sendo ultrapassado pelo Boa Esporte, que venceu o Salgueiro, e se distanciando do G4. Foi a nona derrota do Sport na competição (a terceira de forma consecutiva). Na próxima rodada, o time pernambucano vai encarar a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Precisando vencer o São Caetano para continuar na briga por uma das vagas do G4, o Sport deveria manter aquela postura de sufocar o adversário desde o início da partida. Mas não foi isso que se viu em campo. O Leão entrou em campo em ritmo lento. O time esteve perdido em campo, errando as trocas de passe e não conseguindo fugir da marcação do São Caetano. No minutos iniciais, até que o time rubro-negro buscou o jogo. Tanto que aos 12 minutos, Marcelinho Paraíba acertou a trave, após uma cobrança de falta.

Mas ficou apenas nisso. Aos poucos, o São Caetano ajustou o seu posicionamento no sistema defensivo, passou a valorizar o toque de bola e, assim, envolveu o Sport com facilidade. O Leão aceitou a marcação. Letárgicos, os jogadores rubro-negros viram o adversário buscar o jogo. Até que aos 32, após cobrança de escanteio, Artur, de cabeça, livre de marcação na área, estufar as redes de Magrão. Após o gol, a situação do Sport piorou. O time da casa ficou ainda mais desorganizado e viu o São Caetano ampliar o placar sem encontrar a menor dificuldade. Dois minutos depois de marcar o primeiro gol, Artur entrou na área com a bola dominada e tocou na saída de Magrão. Com o placar negativo, o torcedor rubro-negro vaiou o time ao final do primeiro tempo.

Para a segunda etapa, o técnico PC Gusmão tentou mudar a postura do time rubro-negro, escalando Maylson na vaga de Naldinho. A intenção era dar mais mobilidade ao setor de meio de campo. O Sport até que esboçou uma reação. Aos 8 minutos, Marcelinho Paraíba cobrou falta, a bola foi desviada e chocou-se na trave. Bruno Mineiro, em posição irregular, aproveitou o rebote e mandou para as redes. O gol poderia dar um ânimo ao Sport. Mas não foi isso que se viu.

O São Caetano jogou com muita tranquilidade. Parecia que o Azulão é quem estava em boa colocação na tabela de classificação da Série B. O time manteve sua estratégia, marcando forte e tocando bem a bola na hora de atacar. E não demorou muito para ampliar. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Aílton (que havia acabado de entrar no lugar de Kleber), que chutou. Nunes estava no meio do caminho e desviou para as redes do goleiro Magrão.

O terceiro gol do time paulista desanimou o Sport e também a sua torcida. O Rubro-negro não acertou mais nada o que tentou fazer em campo. Tentou jogar pelas laterais, mas esbarrou na marcação adversária. No meio, o time não jogou de forma compacta e, por isso, errou demais na troca de passes. O São Caetano continuou utilizando o contra-ataque e poderia ter feito mais um gol se fosse um pouco mais preciso no último passe.

Mesmo jogando mal, o Sport quase faz o segundo gol nos minutos finais. Marcelinho Paraíba acertou o travessão em mais uma cobrança de falta e Bruno Mineiro, num chute de dentro da área, perdeu uma grande chance. Após o lance, o árbitro apitou o final da partida.

Fonte: blogdotorcedor

Sport vai para cima do Azulão

O Sport venceu bem o Vitória, por 4x0, e deu esperanças para a torcida que ira se firmar no G-4 da Série B. Mas bastou o time sofrer duas derrotas consecutivas fora de casa (para Criciúma e ABC-RN) para o torcedor rubro-negro voltar a ficar desconfiado. Nesta terça-feira, na Ilha do Retiro, a partir das 20h30, o Leão encara o São Caetano, sabendo que precisa vencer a todo custo para não se distanciar do dos quatro melhores colocados. O Sport é quinto e tem 43 pontos. O Americana, quarto colocado, tem 47 pontos.

Para essa partida, o treinador deve contar com os volantes Hamilton e Naldinho, que estavam machucados. Outro que está retornando é o atacante Willians, que cumpriu suspensão após receber o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, PC Gusmão não vai contar com Robston, que foi expulso na derrota para o ABC.

Mesmo sabendo que o São Caetano não está fazendo uma boa campanha - tem 30 pontos e está na 17ª colocação -, o treinador rubro-negro prevê um duelo difícil contra o Azulão. PC evitou falar em contas para conseguir a classificação. "Não sou matemático. Sou professor de educação física. A única matemática no Sport é vencer, é somar os três pontos. Não temos de ficar esperando o resultados dos adversários", disse.

Pelo lado do São Caetano, o técnico Márcio Araújo terá a volta do volante Augusto Recife, que cumpriu suspensão, no lugar de Révson. Mas o goleiro Leandro e os meias Fernandes e Luciano Mandi permanecem fora devido as lesões. Em todo caso, o treinador espera uma reação para fugir da queda à Série C.

O elenco do São Caetano sofreu duas baixas para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta segunda-feira, o meia Magnum e o atacante Renatinho se reuniram com a diretoria e pediram para terem seus contratos rescindidos.

Ficha técnica

Sport: Magrão; Thiaguinho, Montoya, Tobi e Wellington Saci; Hamilton, Rithely, Naldinho e Marcelinho Paraíba; Willians e Bruno Mineiro. Técnico: PC Gusmão.

São Caetano: Luiz; Artur, Thiago Martinelli, Preto Costa e Bruno Recife; Augusto Recife, Ricardo Conceição, Souza e Kléber; Antônio Flávio e Nunes.Técnico: Márcio Araújo.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 20h30. Árbitro: José Acácio da Rocha (SC). Assistentes: Marco Antônio Mosrtins e Everval Lodetti (SC). Ingressos: arquibancada frontal R$ 30, sócio e estudante R$ 15, arquibancada (placar) R$ 10.

Fonte: blogdotorcedor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...